quinta-feira, 21 de março de 2013

Irmāos Campana - SPFW

A edição de Primavera/Verão 2013/14 do SPFW começou nesta segunda-feira, dia 18.03, com os Irmāos, Fernando e Humberto Campana, responsáveis pela cenografia da Bienal. Para eles, os materiais recicláveis, como as fibras de piaçava, provenientes do interior da Bahia, o mandacaru e recortes de papelões dourados remetem ao Brasil, a natureza e os índios, apostando na brasilidade aliada à reinvenção como diretriz para seu legado

A
 loja pop-up do evento foi construída em torno de blocos curvos de madeira, que também aparecem como assentos para o público. “Eu adoro natureza, [...] a cultura da piaçava ajuda a evitar o êxodo rural e mantém [financeiramente] a comunidade”, comentou Humberto, que, apesar de atuar como designer ao lado do irmão Fernando, é formado em Direito.

A partir da sustentabilidade, foi criada uma ambientação que une o simples - o retorno  às raízes brasileiras- e ao luxo, com o uso do papel dourado, contrastando com a arquitetura do prédio da Bienal, de Oscar Niemeyer."Contamos uma história através do design. O Brasil é emocional e intuitivo. Estar exposto a outras culturas, tradições e fazeres amplia e enriquece o nosso olhar, que já se tornou global," diz Humberto. "Isso fica claro nesse trabalho com o SPFW, que sempre aposta no talento. Fazer parte disso é um desafio", completa. Confira abaixo mais um pouco do trabalho dos irmāos Campana.






             
Entrevista com Fernando e Humberto Campana, vídeo produzido pela FFW.


Renomados internacionalmente, os irmāos Campana recentemente foram os escolhidos para lançar uma linha com o tema 'viagem' para a tradicional grife francesa de bolsas e malas de viagem, a Louis Vuitton. Com inspirações na manifestação musical afro-brasileira tradicional de Pernambuco, cuja performance utiliza um chapéu de franjas, eles criaram o Maracatu: uma série com 12 cabinets de voyage exclusiva. Elas sāo feitas com tiras de couro do descarte das bolsas Haute Maroquinerie e cada peça possui três prateleiras no seu interior e um gancho que permite pendurá-la. 
Maracatu exposto na loja Louis Vuitton em Sāo Paulo.



Maracatu em detalhes.

Interior do Maracatu










Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...